Você sabia que Frida era uma pessoa com deficiência?
Frida viveu muitos anos de sua vida em uma cama ou cadeira de rodas devido à poliomelite e a um acidente violento de ônibus. Ela tinha uma perna menor do que a outra que disfarçava com os longos vestidos e fazia questão de chamar atenção para a parte de cima de seu corpo com adereços e vestimentas. Utilizou muitos aparelhos ortopédicos, desde coletes para firmar a coluna até próteses para substituir a perna amputada.
A gente fica muito incomodada quando vê montagens da Frida em bicicletas ou em corpos padrões porque sabemos que isso mais uma vez romantiza a vida dela, torna-a mais palatável.
Achamos que é incômodo saber que ela, como milhões de outras pessoas com deficiência ficam isoladas socialmente por falta de acessibilidade dos espaços públicos ou por falta de oportunidades/convites para socializar, por preconceito ou capacitismo.
A pandemia veio nos dar um gostinho sobre o que é ser uma pessoa com deficiência no Brasil: estamos trancados em casa, sem vida social e sem perspectivas de quando poderemos sair.
Segundo os dados levantados em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 45milhões de pessoas tem alguma deficiência no Brasil, quase 25% da população do país. Agora queria te perguntar: você conhece alguém com deficiência? Tem ou teve amigos e/ou colegas na escola com algum tipo de deficiência?
Se as pessoas com deficiência são quase 25% da população, onde elas estão?
Se você não conhece pessoas com deficiência não é porque elas não existem, elas são invisibilizadas.
Vamos mudar isso? Conhecer as pautas das pessoas com deficiência, tornar os espaços acolhedores à elas e seguir/ler/preocupar-se com pessoas com deficiência é um ótimo primeiro passo.
Marque aqui uma pessoa com deficiência que você admira.
Abaixo selecionamos alguns dos muito perfis maravilhosos com quem aprendemos muito e que a abordam questões vividas por pessoa com deficiência
Quilombo Pcd:
Dias 20, 21 e 22 estaremos em temporada on line pelo @portoveraoalegre sendo que no dia 20 haverá tradução para LIBRAS e Audiodescrição.
Muito bom mais esse olhar sobre a Frida.